Ansiedade - 7 Sinais que você pode sentir no Transtorno de Ansiedade

6 Mar 2018

 

 

 

 

Relatos de uma paciente que sofria de ansiedade

 

Deixou de ser alegre.

 

Perdeu sua magia, seu brilho apagou.

 

Vivia em silêncio e queria se esconder para sempre.

 

Tinha o peito apertado,  um nó na garganta e o coração acelerado.

 

Se sentia doente, impotente e indefesa.

 

 

Ansiedade

 

Você sabia que uma em cada quatro pessoas no mundo está nesse momento com uma sensação de aperto no peito, sentindo o coração bater mais rápido, mãos suando, um medo inexplicável ou preocupação obsessiva com algo que ainda nem aconteceu?

 

São sintomas comuns em todas as idades, sendo extremamente alto esse índice em adolescentes., porque nessa fase se desenvolve um conjunto de mudanças físicas, biológicas, ajustamento psicológico e social do indivíduo. E essa nova realidade faz com que se sintam ansiosos, tornando difícil essa adaptação. Em alguns casos é necessário procurar ajuda para aprenderem a dominarem e controlarem esses sentimentos.

 

 

7 Sinais Que Você pode sentir no Transtorno de Ansiedade

  1. Ritmo da respiração acelerado e ofegante, aumento das batidas cardíacas, pés e mãos frias, transpiração e tremedeira excessiva, dores de cabeça e no estomago, dificuldade para dormir.

  2. Forte tensão muscular, preocupações exageradas com saúde, dinheiro, família ou trabalho.

  3. Medo exagerado, sensação constante de que algo muito ruim vai acontecer, falta de controle sobre os pensamentos.

  4. Medo excessivo de falar em público, dificuldades em se concentrar.

  5. Relembrar constantemente um evento traumático, Flashbacks que geram sofrimento e mal estar.

  6. Preocupação excessiva, mesmo com coisas sem importância, não controla os pensamentos negativos.

  7. Dificuldade em se concentrar e organizar os pensamentos.

Se você passa por algum desses sintomas frequentemente, está na hora de buscar ajuda.

 

 

Você pode reencontrar o sentido de sua vida.

 

 

É comum pacientes com esse quadro relatarem as mais diferentes formas de ansiedade, desde: ataques de pânico; fobias; ansiedade social, desanimo e outros. Porém através da minha experiência profissional sei que é possível controlar esses sentimentos.


Sintomas da ansiedade

 

Os sintomas se intensificam porque o medo é tão intenso que o corpo reage como uma ameaça, liberando na corrente sanguínea poderosos hormônios estimulantes.

 

Esses hormônios fazem o coração disparar e dirigem o fluxo sanguíneo para onde é mais necessário, gerando os sintomas de mãos frias e suando, mal estar no estomago, taquicardia, transpiração intensa, sensação de olhos ressecados ou lacrimejando, pele pálida.

 

A intensidade dos sintomas da ansiedade dependerá da situação em que a pessoa estiver exposta. A ansiedade traz uma sensação muito grande de perigo de vida.

 

Você sabia que pensamentos negativos ativam sintomas de ansiedade?

 

 

CAUSAS DA ANSIEDADE

 

 

Sentir ansiedade é uma coisa normal, quem nunca ficou apreensivo antes de um encontro, ou nervoso e sem dormir por ter algum compromisso importante no dia seguinte? O que não é normal é quando esses sintomas te impedem constantemente de realizar coisas em sua vida como: ir a uma entrevista de emprego, usar um elevador, ir a um banco e até mesmo de se relacionar com as pessoas.

 

Existem várias causas para a ansiedade:

  • Problemas no relacionamento familiar.

  • Dificuldades de interação social, conflitos interiores

  • Situações vividas que geraram muita raiva, humilhação, frustração, perda, medos, etc.

 

Como tratar a ansiedade

 

O diagnóstico precoce da ansiedade, acompanhado de um tratamento eficaz, são imprescindíveis para obter melhores resultados.

 

Os sintomas de ansiedade começam a diminuir depois de algumas semanas de tratamento. O quanto antes for tratada, mais rápido e eficiente será o restabelecimento de sua qualidade de vida.

 

Você de procurar por acompanhamento psicológico e em casos mais graves é importante procurar um médico psiquiatra.

 

Exercícios físicos diários; boa alimentação e técnicas de relaxamento contribuem para a melhora desse quadro. Ouvir músicas suaves também contribuem para que esses sintomas diminuam, porque produzem o alívio das tensões.

 

Uma das técnicas de relaxamento mais conhecidas é a de Schütz, é necessário estar em um ambiente tranquilo, com poucos estímulos sonoros e luminosos.

 

Ficar o mais confortável possível, de olhos fechados, inspira e expira o ar lenta e profundamente, sentindo o ar penetrando plenamente nos pulmões.

 

Depois de respirar de maneira tranquila, inicia o relaxamento dos músculos: face, começando pela fronte (testa); pálpebras; boca, pescoço, ombros, braços, tórax, abdômen, coxas e pernas. Todos esses músculos devem ser relaxados, sem perder o controle da respiração.

 

A sensação que esta técnica proporciona é de alivio, segurança e bem estar emocional.

A ansiedade também é comum em crianças. Analise o cotidiano do seu filho (a), pois um transtorno de ansiedade logo na infância pode levar a sérios problemas psicológicos para o resto da vida.

 

Sintomas comuns em crianças são: timidez exagerada, medo extremo, voltar a “xixi” na cama ou até mesmo chupar o dedo.

Como controlar a ansiedade

 

A prática de exercícios físicos ativam o sistema circulatório, liberam em nosso corpo substâncias como a endorfina (nosso anestésico e energético natural), e ainda melhoramos os níveis de serotonina e de noradrenalina, substâncias essas que auxiliam no combate a ansiedade.

 

A partir do momento que você falar o que sente, seus medos e dúvidas, irão diminuir, quando leva seu conflito para a sessão, tudo se torna mais leve. Pois adquire: autoconsciência, autoestima, autoconfiança.

 

Se você passa por sintomas semelhantes, poderá com certeza reverter esse quadro. Procure ajuda imediatamente, volte logo a ser feliz. Como dizia o autor David Viscott: “Cada um de nós é arquiteto de nosso próprio futuro,  se utilizarmos nossos melhores materiais, nada teremos a temer”.

 

Se proponha a descobrir o que existe de melhor em você e descobrirá formas de reduzir sua ansiedade e viver muito mais feliz, encontrando um sentido pleno para sua vida.

 

 

Clínica de Psicologia Aliviar

 

 

Clínica de Psicologia Aliviar tem como objetivo prestar um atendimento sério, competente e responsável. Proporcionando alivio para tantos problemas, tornando sua vida mais leve.

 

São inúmeros os benefícios conquistados através da terapia. Procure a opção “Consulta online” e envie um e-mail que entrarei em contato com você e agendaremos um horário.

 

Eu, Marcia Costa, te convido a conhecer um pouco mais sobre minhas formações,experiencias e atuação profissional.

 

 

Um grande abraço!

 

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Márcia Costa -  -Psicóloga - Positive Coach - Executive Coach - Líder Coach - Life Profissional - Desenvolvimento de Pessoas - CRP -  78726/6

Email: marciacosta.psicologia@gmail.com

WhatsApp.: 17 98141 0663

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