Como a meditação pode mudar sua vida. Conheça seus benefícios.

]

Você já deve ter ouvido falar em meditação, mas você sabe quais são seus benefícios e como ela funciona?


Esse artigo tem como objetivo apresentar a você leitor os benefícios que poderá encontrar com a prática da meditação e esclarecer todas as suas dúvidas sobre esse tema tão magnifico e encantador.


Pois bem, meditação consiste no ato de pensar com grande concentração de espírito, ou seja, entrar em um estado de paz, de reflexão, de harmonia e de silêncio.


Trata-se de uma busca interior pelo autoconhecimento e pela descoberta de si mesmo. É uma jornada em busca de sentido, de encontro, de significados e propósitos de vida cujo destino é o seu "Eu" interior.



​Porque praticar a meditação melhora nossas vidas?



A prática rotineira da meditação pode gerar benefícios para a sua saúde mental, espiritual e até mesmo para sua saúde física.


Pois é, não é segredo que vivemos em um mundo estressante, as pessoas estão cada vez mais apressadas e atarefadas, são inúmeros os desafios enfrentados no dia a dia. Estes empecilhos diários fazem de nós seres estressados, cansados e muitas vezes até doentes.


A prática da meditação portanto serve como um suspiro, a criação de um abrigo calmo, aconchegante e familiar, no qual você vai de tempo em tempo para relaxar e refletir.


Então quais são esses benefícios?


Os benefícios consistem em acalmar e tranquilizar a mente e o corpo, reduzindo assim os efeitos do stress (causador de problemas cardíacos) e da ansiedade, trazendo para quem pratica a sensação de paz, equilíbrio, aconchego e harmonia, melhorando assim a forma como você se relaciona consigo mesmo e com os demais.


A meditação pode trazer grande auxilio com problemas como ansiedade, insegurança, depressão, estresse, desenvolvendo mais foco, disciplina e concentração.



Meditar ajuda no sono (aumenta os níveis de melatonina), diminui a tensão e equilibra os níveis de cortisol, adrenalina e de vários hormônios, normalizando os batimentos cardíacos, aumenta os níveis de foco e concentração, melhorando o desempenho da sua mente.


A meditação também te ajuda a se compreender melhor bem como o mundo a sua volta, podendo lhe mostrar quais são seus principais problemas e como solucioná-los, desempenhando um papel fundamental neste sentido já que, como dito anteriormente, é uma jornada no seu eu interior.


Interessante né? Mas então, como faço para meditar?


Para meditar é necessário ir para algum lugar tranquilo e silencioso, pode ser na sua casa mesmo, desde que seja em algum cômodo que atenda aos requisitos acima citados, para praticá-la serão necessários alguns minutinhos (entre 5, 10, 15 minutos), você escolhe o seu tempo, podendo ser feito a qualquer momento do dia e quantas vezes você achar preciso.


A recomendação é que seja praticada a meditação ao menos 1 vezes ao dia, de preferência na parte da manhã.



Sente-se confortavelmente, com as costas eretas (pode ser sentado em uma cadeira se preferir), respire fundo e devagar até encher os pulmões, respire lentamente, mantenha o ar e então solte de forma calma, ao terminar repita o exercício até se sentir relaxado(a) e calmo(a). Se preferir poderá utilizar a contagem de tempo de três ou sete entre as respirações.


Alcançada a tranquilidade busque esvaziar sua mente de todos os pensamentos e procure pelo silêncio interior, mantenha sua respiração calma e lenta.


Evite os pensamentos ou vá desviando deles conforme surgirem em sua mente, permanecendo seu corpo inerte durante todo o exercício.


Você pode também recitar repetidamente o mantra “ON” apenas pensando nele, mas lembre-se, o poder da sua mente está nos momentos em que você pensa em absolutamente nada.


Simples né? Há várias formas de meditar e você pode encontra-las facilmente na internet, deixo com você caro leitor apenas uma dentre tantas técnicas.



Gostou do texto? Então aproveite, há vários outros aqui mesmo em nosso site 😊, desejo a todos vocês uma ótima leitura e uma vida maravilhosa!!

#autodesenvolvimento #poderdocérebro #foco #mudancadevida #superação #sucesso #vencendoatristeza #comportamentos #desenvolvimentopessoal #ansiedade #disciplina #autoconfiança #altaperformance #concentração #amorproprio #motivação

Posts Em Destaque